Plataforma MetaBot
Sobre a Thrust
Histórico, principais projetos e equipe.
Histórico e projetos
A Thrust é uma startup especializada em soluções para cidades inteligentes. Fundada em 2013 por três alunos da PUC-Rio, faz parte do Grupo Módulo e é uma empresa do Intituto Gênesis da PUC-Rio.
Foi a vencedora de concursos como “Campus Inteligentes”, organizado pelo Instituto Gênesis; “Hackathon 1746” na categoria Tecnologia e Inovação, organizado pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro; e ficou em segundo lugar geral no HackPUC, organizado pela PUC-Rio.
De 2018 até 2020
Durante o período de incubação no Instituto Gênesis da PUC-Rio, a Thrust desenvolveu a Plataforma SCooB (Smart Communication of Bots), para automatização de conversas e processos corporativos através de chatbots- robôs que simulam a interação humana. Naquela época, o foco estava no desenvolvimento de chatbots para integrar com o Zapr, produto da Thrust de mensagem instantânea para empresas.
2019
Em 2019 o conceito de comunicação foi expandido para além de pessoas, e a Thrust passou a desenvolver soluções para a integração de máquinas e sistemas entre si. O foco foi em bots que conversam com sensores e controlam, por exemplo, a temperatura em um Data Centers, ou sensores de sistemas de iluminação e detecção de pessoas. Foi implementado, por exemplo, um bot no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) de Salvador, que integra o sistema de câmeras da cidade com uma tecnologia de reconhecimento facial e cruza com o banco de dados da Polícia Militar, disparando um alerta quando procurados são identificados.
2020
Com a utilização dos bots e feedbacks dos clientes, a plataforma SCooB foi continuamente atualizada para produzir bots com mais agilidade e segurança. Um projeto importante realizado nesta época foi no Centro de Defesa Cibernética do Ministério da Defesa do Brasil - a implementação de bot para coleta e cruzamento de dados de sistemas de Cyber Security que fornecia dashboards com as informações integradas. Outro projeto de destaque foi o bot implementado na Petrobrás para integrar sistemas internos fornecendo dados cruzados em tempo real. Outros casos de uso importantes foram o da Loreal (ação de aniversário da marca para interação com público alvo), Shoptime (para SAC e liberar tempo da equipe do canal de atendimento) e a Rádio Ibiza (chatbot que respondia e fazia primeira triagem com o público alvo da empresa).
A partir de 2021
A Thrust inova mais uma vez com a Plataforma MetaBot, que leva aos clientes os meios para que eles próprios criem bots com inteligência artificial para o Microsoft Teams® , integrados aos seus sistemas corporativos. A Plataforma segue uma abordagem "no code", ou seja, é voltada para gestores de áres ou processos, executivos, consultores etc. e permite a criação de bots inteligentes sem necessidade de programação, através de uma interface gráfica (UI) amigável. Há também uma API REST que pode ser utilizada por desenvolvedores para interação com os bots criados pela UI.
No momento, a Thrust está investindo na integração da Plataforma Metabot com o Copilot para Microsoft 365® lançado pela Microsoft. O Copilot é um sofisticado assistente de IA (Inteligência Artificial) para aumento de produtividade que integra os aplicativos do Microsoft 365 (Word, Excel, PowerPoint, OutLook e Teams) com os grandes modelos de linguagem da OpenAI (como o GPT4), e também com dados corporativos da organização através das APIs do Microsoft Graph. Saiba mais sobre o Copilot.
Gestores
MINIBIO
Carioca de 32 anos apaixonado por tecnologia e inovações em todas as áreas. Após se formar em Engenharia da Computação na PUC-Rio com domínio adicional em Empreendedorismo, foi um dos fundadores do TEDxPUC-Rio - incentivando os estudantes da Universidade a saírem de sua zona de conforto e pensar fora da caixa. Co-Founder da Thrust e membro do time vice-campeão do HackPUC e do time campeão do Hackathon 1746, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
MINIBIO
Empreendedor e Engenheiro de Computação formado pela PUC-Rio. Sua paixão pela inovação e tecnologia o levou a se destacar em diversos projetos. Co-Founder da Thrust, demonstrou sua habilitade em competições de tecnologia ao se tornar campeão do Hackaton 1746, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e vice-campeão do HackPUC, além de participar de projetos relevantes utilizando bots e reconhecimento facial no carnaval de Salvador e na Copa do Mundo de 2014.